quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Folha embalou em manchete bebê de sete meses

No Blog Viomundo

Se a conversa imaginária entre os repórteres investigativos Amaury Ribeiro Jr. e Tony Chastinet — que descobriram a manchete da Folha sete meses atrás — tivesse de fato acontecido, teria sido assim:
Amaury: A Folha pariu um bebê impressionante!
Tony: A criança nasceu falando e quase anda!
Amaury: Nasceu em junho do ano passado, de pai e mãe distintos…
Tony: Mas a Folha adotou a criança!
Amaury: O gozado é que foi na véspera de Ricardo Teixeira se desligar da CBF.
Tony: Ah, já entendi. A Folha queria dar a impressão de que tinha causado a demissão de Teixeira.
Amaury: Ninguém vai perceber. Só alguns milhões de telespectadores.

PS do Viomundo: A reportagem do vídeo acima foi ao ar em junho de 2011, no Jornal da Record. A “descoberta” da Folha foi em 15 de fevereiro de 2012. Nenhuma surpresa, considerando que uma revista brasileira fez um perfil de Ricardo Teixeira de 8.998.765 toques — o melhor perfil escrito sobre o cartola, diga-se — sem mencionar uma única vez a palavra Sanud. A Sanud, ou Dunas ao contrário, como diria Juca Kfoury — este, sim, desde sempre denunciante dos negócios enrolados do cartola — até hoje é sócia da empresa RLJ Participações Ltda., a holding de Teixeira no Rio de Janeiro, de acordo com documentos que Amaury Ribeiro Jr levantou na Junta Comercial.
Os repórteres Andrew Jennings e Jean-François Tanda, o primeiro britânico e o segundo suiço, aguardam para breve a divulgação do calhamaço de documentos que, segundo eles, vai provar definitivamente o caminho da propina: da ISL, que tinha contratos de marketing com a FIFA, para a Sanud em Liechtenstein e várias outras empresas de cartolas. O curioso é que, depois das CPIs no Congresso, Teixeira deitou e rolou quase dez anos, sem que ninguém levantasse os documentos públicos que Amaury obteve em duas semanas no Rio de Janeiro. Diz muito sobre nosso jornalismo investigativo.
Veja também:

Uma série de reportagens sobre Teixeira

Economist: Os negócios do Senhor Futebol
A bomba que vai estourar no colo de Teixeira (na qual divulgamos, em dezembro de 2011, alguns dos documentos levantados pelo Amaury)

Nenhum comentário: